Aqui no Instituto Odontológico Dr. Alexandre Paiva contamos com o scanner intra oral. Uma ferramenta fantástica que auxilia no diagnóstico bem como na elaboração do trabalho do dentista.
1. O que é o escaneamento intraoral?
É o trabalho feito pelo scanner intraoral, um aparelho odontológico que filma e digitaliza imagens de alta qualidade da arcada dentária do paciente. Na construção de próteses, por exemplo, ele é a primeira fase do sistema CAD/CAM. Funciona assim: o scanner filma e digitaliza as imagens da arcada dentária e as envia para o computador, no qual serão editadas por meio do software.
2. O escaneamento intraoral é incômodo?
Não, pois o sistema é indolor e simples. Essa tecnologia é muito mais cômoda para o paciente, pois dispensa o uso de moldagens e sprays. Além disso, em 5 minutos é possível fazer o escaneamento oral completo.
3. O escaneamento intraoral é mais preciso que o método convencional na criação de próteses?
Sim. O scanner consegue visualizar detalhes essenciais para que a prótese esteja fielmente condizente com a arcada dentária, como tamanho dos dentes e espaçamento entre eles, profundidade e largura. É possível até mesmo aproximar a coloração da prótese a dos dentes do paciente.
Ele também mostra a real situação clínica da boca, incluindo densidade óssea e as posições dos nervos. Essas informações são essenciais para o planejamento do implante da prótese e a criação do guia cirúrgico. Isso tudo é possível porque o aparelho trabalha com uma fonte constante de luz.
Além disso, as imagens são enviadas para um software, que as reconstrói e cria um modelo de prótese adequado à anatomia e movimentação da arcada dentária do paciente. Como o scanner também captura dados em 3D, esse mesmo programa permite a criação de uma simulação de todo o tratamento, incluindo a cirurgia do implante. Mostrando todo esse procedimento ao paciente, ele se sentirá mais seguro e terá mais confiança em todo o trabalho.
WhatsApp us